terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fundação Ceperj abre inscrições para Analista de Controle Interno da Sefaz-RJ.


Secretaria oferece 47 vagas imediatas e excedentes entram no banco de reserva.
Graduados em Ciências Contábeis que buscam sucesso na carreira e estabilidade profissional com salário de R$ 3.818,18 podem se preparar. Nesta terça-feira (30/10), a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) abre inscrições para o concurso promovido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que oferece 47 cargos efetivos de Analista de Controle Interno. As fichas estarão disponibilizadas no portal www.ceperj.rj.gov.br e devem ser preenchidas até 3 de dezembro, via internet ou no posto de inscrição presencial na sede da organizadora.

A partir das 10h, o edital e anexos entram no portal da Fundação. O diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, explica aos interessados que, preenchidas as vagas para admissão imediata, os candidatos aprovados e excedentes entrarão em listagem única que constituirá o banco de reserva. E poderão ser convocados, obedecida rigorosamente a ordem de classificação, à medida que novas vagas forem oferecidas pela Secretaria de Estado de Fazenda.

Marcus São Thiago aconselha os candidatos a fazerem suas inscrições tão logo tomem ciência do edital no site da Ceperj, evitando possível congestionamento na rede e perda do prazo. A organizadora não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida, por qualquer motivo, seja de ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.

O diretor também orienta os interessados no sentido de se certificarem de que preenchem todos os requisitos exigidos em edital antes de se inscreverem. Como por exemplo, ter concluído o curso superior em Ciências Contábeis em data anterior à publicação do edital de abertura do concurso no Diário Oficial do Estado; ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função, comprovada por junta médica de órgão oficial – dois dos oito requisitos básicos para a investidura no cargo.
Vale registrar que a remuneração de R$ 3.818,18 será acrescida de Gratificação de Desempenho de Atividade (GDA), mais Adicional de Qualificação (AQ) de R$ 190,91, R$ 381,82 e R$ 763,64, para o candidato que tiver pós-graduação lato sensu, mestrado ou doutorado. Os diplomas de conclusão de curso, devidamente registrados, deverão ser fornecidos por instituição de ensino recomendada pelo MEC. Os certificados expedidos no exterior somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor juramentado.

Este concurso constará de duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório, constituídas por provas objetivas de Conhecimento Geral e de Conhecimento Específico, a serem realizadas em dias diferentes – 3 de fevereiro e 14 de abril de 2013. Da primeira etapa constarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Estatística, noções de Economia e Matemática Financeira, noções de Direito Constitucional, Tributário e Administrativo; Administração Financeira, Orçamentária e Responsabilidade Fiscal. A segunda etapa será estruturada com as disciplinas de Controle Interno, Auditoria, Contabilidade Pública, Contabilidade Geral e de Custos.
As 100 questões das duas provas serão do tipo múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas, valendo um ponto cada uma, perfazendo o total de 100 pontos. Será eliminado o candidato que não alcançar simultaneamente o mínimo de 30% de acerto em cada disciplina (primeira etapa), 40% (segunda etapa) e 50% no total do exame. Somente os candidatos aprovados na prova de Conhecimento Geral farão a de Conhecimento Específico.
Marcus São Thiago lembra que nas 47 vagas oferecidas já estão incluídas as destinadas aos portadores de deficiência e as reservadas a negros e índios. A pessoa com deficiência, negro ou índio deverá assinalar sua condição no campo apropriado do requerimento de inscrição. Aquele que não declarar concorrerá somente às vagas regulares. Caso precise de prova em condições especiais também deverá manifestar essa necessidade, ou seja, o método através do qual deseja realizar o exame: com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), com ledor ou prova ampliada e solicitar sala de fácil acesso, no caso de dificuldade de locomoção.
A taxa será de R$ 100, podendo ser paga em qualquer agência bancária, preferencialmente no Bradesco, e obrigatoriamente por meio do boleto específico emitido após o preenchimento da ficha online, sendo o único meio aceito. A inscrição só será efetivada após a instituição bancária confirmar o pagamento da taxa. Por isso, o candidato deverá se certificar de que sua inscrição foi efetuada pela internet depois de seis dias úteis após o pagamento do boleto. Caso não tenha sido, a pessoa deverá comparecer à sede da Fundação, nos dias úteis, entre 10h e 16h, levando o boleto pago e a ficha de inscrição impressa.
Para aqueles sem possibilidade de acesso à internet será disponibilizado posto de inscrição presencial, que funcionará durante todo o período na sede da instituição, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos. Os candidatos poderão obter todas as informações sobre o concurso pelos telefones do SAC (Serviço de Atendimento do Candidato) – (21) 2334 7100, 2334 7117, 2334 7132, ou pelo e-mail sac@ceperj.rj.gov.br.
Este concurso será válido pelo prazo máximo de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período por decisão da Secretaria de Estado de Fazenda.

Fonte: Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro

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