terça-feira, 3 de abril de 2012

METANOIA NA CONTABILIDADE.


Ao abordar esse tema, primeiro se faz necessário definir  o que seria metanoia. No original, significa mudar o pensamento, mudar as ideias. Para os gregos, tem um significado especial, como ir além, passar além de, ultrapassar, exceder, elevar-se acima de, transcender. Meta, como acima ou além e nóia, vem de nous, mente. E é isso que se faz urgente e imprescindível: que os profissionais da contabilidade tenham a consciência das mudanças que estão ocorrendo com a profissão e possam ir além do que estavam habituados a realizar, com uma mente renovada, compreender de maneira efetiva que preparar guia para pagamento de tributo nunca foi fazer contabilidade.

Se buscarmos respaldo histórico, verifica-se que a contabilidade sempre foi entendida como sistema de controle da riqueza aziendal. Na era primitiva, as civilizações tinham na contabilidade um aliado de fundamental importância. Imaginemos o império romano com todas as suas conquistas sem controle do patrimônio. O povo de Israel com doze tribos escolhe uma delas para cuidar de suas finanças, que foi a tribo dos levitas. No Egito, o solo fértil, com a presença do rio Nilo facilitava o desenvolvimento da agricultura e pecuária e eles comercializavam os seus produtos. Como poderiam fazer isso sem controle da contabilidade?

Assim sendo, o contabilista precisa ir para além da aparência e transformar-se por dentro, no sentido de realizar os procedimentos dos fenômenos patrimoniais como meta prioritária para que o gestor possa ter dados que o auxilie na tomada de decisão, e a contabilidade é a aliada deste pressuposto.

Diante disso, não podemos conceber contabilista sem realizar registros contábeis elaborando relatórios fidedignos às informações emanadas das operações mercantis e financeiras realizadas pela empresa na qual o mesmo é o responsável técnico pela escrita. Assim, podemos considerar a metanoia como transformação do pensamento, mudança de mentalidade, aspectos fundamentais para que o contabilista auxilie o empresário em transformar as informações coletadas em aprendizado e, consequentemente, como instrumento para tomada de decisão.

As informações contábeis devem ser produzidas como uma verdadeira metanoia, ou seja, com autenticidade, verdade, transparência e coerência. As demonstrações contábeis são o retrato da posição financeira e patrimonial de uma empresa, por isso são peças fundamentais para que os empresários possam tomar decisões do seu negócio.

O Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração do Fluxo de Caixa são relatórios contábeis que podem ser de grande valia para os empresários tomarem decisões estratégicas, levando em consideração as informações obtidas.

O Contabilista é o guardião financeiro da organização, é o maior aliado do empresário, é o consultor do patrimônio, por isso devem seguir a própria orientação do código comercial brasileiro de 1850, que orienta que toda empresa tenha seus controles contábeis.
O Contabilista, como consultor de uma organização de qualquer porte, precisa proceder com os registros contábeis, mesmo encontrando no Brasil uma legislação fiscal que sinaliza uma não obrigatoriedade. Acompanhar a riqueza da empresa é papel essencial de qualquer profissional da contabilidade.

A Contabilidade, enquanto ciência do patrimônio enquadrada no ramo das ciências sociais aplicadas, necessita que os seus profissionais a exerçam com rigor científico, pois o cenário que se observa hoje no Brasil é que grande número de pequenas empresas decretam falência no terceiro ano de existência, sendo em sua maioria fruto da falta de controle contábil, de um maior acompanhamento por parte do profissional da contabilidade de suas finanças, auxiliando o empresário na formação de preços dos seus produtos, no controle dos custos, controles de estoques, na organização de um orçamento, na identificação da margem de contribuição, do ponto de equilíbrio etc.

Dessa forma, a mudança de mentalidade por parte dos profissionais contábeis e a conscientização dos empresários que independente do porte de sua empresa, os controles de faz imprescindível poderemos elevar a contabilidade no patamar que a mesma merece.

Só mudaremos uma Classe se os seus pares tomarem consciência do valor da profissão. E entender a contabilidade como ciência é identificar na mesma os Pensamentos Elevados, os conhecimentos sistematizados, as teorias que a mesma possui. Realizar atividades meramente tributárias é colocar a contabilidade em um patamar reducionista de um tecnicismo sem precedente. Os profissionais de contabilidade precisam realizar uma metanoia interna de transformação, com uma nova consciência de seu papel na sociedade, elevando os seus pensamentos através da educação continuada, procurando aprimorar de forma contínua o seu saber para prestar um serviço de qualidade sem esquecer-se de uma postura ética e conduta ilibada, fazendo das informações geradas contribuições para que os usuários destas informações tenham confiança nas mesmas e possam ser úteis para as suas decisões.

As informações contábeis não podem ser geradas ao gosto de quem a interessar e sim baseado no que efetivamente representa.
É momento de Metanoia da Contabilidade, que todos nós profissionais da contabilidade aproveitemos esse estado para sermos sábios e devolver a nossa ciência ao lugar que merece. E que os profissionais da contabilidade com a mente renovada sejam respeitados pela contribuição dada às empresas e não sejam considerados um mal necessário.

Por Antônio Carlos Ribeiro da Silva
Vice-Presidente Técnico do CRCBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário