sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Confederação alerta sobre adequações nos sistemas contábeis

Agência CNMAgência CNMOs Municípios devem ficar atentos às adequações a serem feitas nos sistemas contábeis para atendimento do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Até o final de 2014, todos os poderes de cada ente, os fundos, órgãos, autarquias, inclusive especiais, e fundações instituídas e mantidas pelo poder público devem observar a estrutura numérica, composta de oito classes de contas, e a nova nomenclatura estabelecida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Entre as dificuldades encontradas pelos Municípios está a adaptação do atual sistema contábil da prefeitura, que normalmente é terceirizado. Para os gestores municipais que firmaram contrato nesse sentido, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que é preciso ficar atento se as empresas contratadas atendem também as exigências do Tribunal de Contas que Município encontra-se jurisdicionado.
Orientações técnicas sobre a estrutura e a nomenclatura das novas contas estão dispostas na Parte IV do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público da STN, que trata especificamente do PCASP.
A equipe técnica de Contabilidade Pública da CNM está à disposição para tirar dúvidas sobre as regras para adoção do PCASP pelo email: contabilidade.municipal@cnm.org.br e pelos telefones (61) 2101.6002 e (61) 2101.6070.
Clique  para baixar a Parte IV do MCASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário