quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Partidos Políticos devem estar atentos ao CNPJ.

Os partidos políticos devem estar atentos ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) utilizado atualmente, conforme a publicação da Instrução Normativa n. 1.470, de 30 de maio, da Receita Federal. É que a norma estabelece novos códigos às agremiações partidárias de acordo com a natureza jurídica, como indica o anexo V daquela Instrução, disponível no site do órgão.



Dessa forma, os dirigentes partidários devem verificar junto a Receita Federal se a natureza jurídica do CNPJ atualmente utilizado está de acordo com os novos códigos publicados, que identificam a esfera partidária.



O alerta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a verificação se dá em razão da utilização do CNPJ para acesso aos sistemas da Justiça Eleitoral relativos à prestação de contas eleitorais, bem como ao sistema de requerimento de abertura de contas e ao sistema de recibos eleitorais. Caso estejam em desacordo com a nova norma, certamente ocorrerão erros quando da utilização dos sistemas disponibilizados pela Justiça Eleitoral.



Acesse aqui a íntegra da Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.470/2014.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CONTAGEM REGRESSIVA

CONTAGEM REGRESSIVA, FALTA MENOS DE 1 ANO PARA AS ELEIÇÕES, É HORA DE INICIAR O PLANEJAMENTO DE SUA CAMPANHA PARA PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADOR!




SIGMA Contadores Associados
74 3639-2305 -  Várzea do Poço - Ba

________________________________________________

"Quem planeja tem futuro, quem não planeja tem destino."

________________________________________________

Nova Contabilidade Municipal: pesquisa mostra dificuldades na aplicação dos conceitos orçamentários

Divulgação
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que os Municípios brasileiros estão com dificuldade para entender a aplicação dos conceitos orçamentários na nova Contabilidade. O levantamento de dados ocorreu entre 19 de outubro a 4 de novembro, com objetivo de conhecer as dificuldades dos contabilistas municipais ao utilizar as informações orçamentárias no contexto da nova contabilidade pública. Ao todo, 646 Municípios participaram da amostra. 

De acordo com as respostas, menos de 10% conseguiram identificar os três critérios que devem coexistir para se registrar uma receita pública. Esses itens são: estarem previstos na Lei Orçamentária Anual, não serem passíveis de devolução e devem estar disponíveis para executar despesas públicas. 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

STF contraria Congresso e barra doação oculta a partidos e candidatos Sexta.


STJ
Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5394 para suspender a eficácia de dispositivo da Lei Eleitoral 9.504/1997 que permitia doações ocultas a candidatos.
A ação foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sob a alegação de que o dispositivo impugnado viola os princípios da transparência, da moralidade e favorece a corrupção, dificultando o rastreamento das doações eleitorais. A regra vale já para as Eleições Municipais de 2016.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Plenário do TSE aprova Calendário Eleitoral das Eleições de 2016


Sessão plenária administrativa do TSE
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa desta terça-feira (10), o Calendário Eleitoral das Eleições Municipais de 2016. A eleição ocorrerá no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos casos de segundo turno. O calendário contém as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral. Os eleitores vão eleger em 2016 os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

TCM inicia cadastramento de gestores e responsáveis pelo e-TCM em Porto Seguro


Tribunal e Contas dos Municípios do Estado da Bahia
O Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, realizará nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório do Hotel Porto Seguro Praia Resort, em Porto Seguro, mais uma edição do Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais da Bahia – o Capacita Municípios. Durante o evento, o TCM aproveitará a oportunidade para iniciar o cadastramento dos gestores e servidores que ficarão responsáveis por enviar os dados da gestão pelo processo eletrônico, mediante a utilização do sistema eTCM. Eles terão acesso a uma estrutura composta por computadores e serão auxiliados por servidores da corte de contas durante todas as etapas do cadastramento. O TCM ressalta que é necessário que os gestores e responsáveis levem os seus dispositivos de assinatura eletrônica, no modelo token padrão ICP-Brasil A3.
No primeiro dia, abrindo o encontro, será debatido o tema “Rede de Controle na Bahia e Aspectos Normativos da Transparência Municipal” e, em seguida, haverá uma apresentação sobre os objetivos da recém-criada Escola de Contas do TCM/BA, pelo diretor adjunto Adelmo Gomes Guimarães. Dando continuidade ao evento, serão abordados os temas a “Contabilização e Prestação de Contas dos Entes Consorciados”, por Ronaldo Nascimento de Sant’anna – Auditor Substituto de Conselheiro, “Aspectos Relevantes na Apuração das Despesas de Pessoal com Base na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF”, ministrado por Antônio Dourado Vasconcelos – Técnico de Controle Externo, “Licitações e contratos, principais irregularidades da região”, com a coordenação de Kátia Simone Sampaio Santos – Inspetora da 26ª IRCE Eunápolis, “Sistema de Controle Interno”, com Vitor Maciel dos Santos – Controlador TCM/BA e, finalizando o dia, o “Projeto do processo eletrônico do TCM e atualidades do sistema”, por Teotônio Barbosa Santana – Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistema, Francisco de A. Nunes de Oliveira – Auditor Estadual de Controle Externo – SIGA-TCM/BA e Helio Bittencourt Chaves – Auditor Estadual de Controle Externo TCM/BA.
O segundo dia do evento contará com a presença de membros do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado e técnicos do Sebrae, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SAEB e da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Estão programados debates sobre “Lei geral e a aplicação da licitação à micro e pequenas empresas de acordo com o entendimento do TCM/BA” e as “Formas de Geração de Trabalho, Emprego e Renda nos Municípios Baianos”.

Inscrições: http://upbevento.no-ip.org/portoseguro/index.php

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Normas Brasileiras de Contabilidade serão atualizadas; confira o que muda

Ag. CNM
O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, recentemente, alterações em 18 Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs). A reunião foi realizada no final de outubro e os novos textos devem ser publicados no Diário Oficial da União (DOU) dentro dos próximos dias.

Esse processo de atualização acontece a partir da revisão do International Accounting Standards Board (Iasb) e do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Então, o conteúdo é levado para análise da Câmara Técnica do CFC, e somente após o reexame pela Câmara que as alterações são submetidas ao Plenário.
A área técnica de contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a revisão das normas é essencial para a convergência ao padrão contábil internacional, o International Financial Reporting Standards (IFRS), na sigla em inglês.